Ribafeita, no concelho de Viseu, tornou-se local de culto e romaria para muitos fiéis de Madre Rita, a Apóstola da família beatificada a 28 de Maio de 2006.
Depois da cerimónia solene de beatificação de Madre Rita, presidida pelo Cardeal D. José Saraiva Martins, a freguesia de Ribafeita tem sido local de visita por parte de pessoas de todo o país.
"Vêm visitar a freguesia, passam pela Igreja da Paróquia de Ribafeita (onde Madre Rita foi baptizada) pelo local onde nasceu, em Casalmendinho, e pelos vários locais por onde peregrinou", descreveu o padre Amadeu Ferreira, pároco de Ribafeita.
Também o presidente da Junta de Freguesia de Ribafeita, onde nasceu e morreu Madre Rita, partilha da opinião de que "esta beatificação trouxe muitos fiéis a Ribafeita, que se tornou uma freguesia mais visitada".
"Procuram o local onde nasceu, a igreja onde foi baptizada e o cemitério onde foi sepultada, até ser transladada para Viseu", acrescentou.
Madre Rita foi beatificada após lhe ter sido atribuído o milagre da cura de uma mulher que sofria de uma doença mortal do intestino, na cidade de Franca, no Brasil, em 1989.
Dedicada à educação com vista à formação de boas famílias, Rita Amada de Jesus foi a fundadora do Instituto Jesus Maria José, em 1880.
Sapo Local
Blogs de Viseu
Autarquias do Distrito de Viseu