Quarta-feira, 18 de Julho de 2007
Sistema inovador para eliminar maus cheiros da ETAR de Cambres – Lamego

 

 

 

 

A Autarquia de Lamego anunciou que "os maus cheiros gerados pela ETAR de Cambres, infra-estrutura responsável pelo tratamento das águas residuais de várias freguesias do concelho de Lamego, vão ser eliminados".

 

Esta era uma reivindicação dos moradores da zona envolvente, que muitas vezes se queixavam do mau cheiro sentido nas imediações da ETAR.

 

Agora, segundo a Autarquia, a empresa Água de Trás-os-Montes e Alto Douro "vai instalar um sistema inovador de desodorização na ETAR de Cambres e na Estação Elevatória de Adega do Chão que neutralizará os maus odores inerentes a algumas etapas do tratamento de águas residuais domésticas".

 

Em termos ambientais, esta empreitada também prevê a construção da Estação Elevatória de Lagares e a sua ligação à ETAR de Cambres, incluindo o fornecimento e montagem dos equipamentos electromecânicos, instalações eléctricas e automação.

 

Estes projectos financiados por fundos comunitários, através do Fundo de Coesão, implicam um investimento total de 214 mil euros.

 

A Estação de Tratamento de Águas Residuais Domésticas de Cambres e a Estação Elevatória da Adega do Chão, em funcionamento desde Agosto de 2006, encontram-se integradas no sistema de Cambres que irá veicular as águas residuais de origem doméstica produzidas nas povoações de Cambres e Rio Bom, nas freguesias de Avões (Avões de Cá e Avões de Lá), Ferreiros de Avões (Bairral, Canelas, Foz de Baixo, Foz de Cima, Morões de Cima, Morões de Baixo, Paço, Trás da Igreja e Varandas), Samodães (Angores, Outeiro, Sampaio, Soutelo) e Penajoia (50 por cento da povoação de S. Geão), concelho de Lamego.

 

A Estação Elevatória da Adega do Chão efectua a bombagem e gradagem fina dos efluentes que são conduzidos para a ETAR de Cambres. Esta infra-estrutura está dimensionada para servir cerca de 5900 habitantes e o seu  esquema de tratamento desenvolve-se segundo uma linha de tratamento baseada num sistema de tratamento biológico por lamas activadas, operado em regime de arejamento prolongado num reactor biológico com a configuração de uma vala de oxidação.


tags:

publicado por infoviseu às 11:50
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Julho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
13

15
17
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Últimas

Exposição de fotografia e...

Autarquia DE VOUZELA abre...

Sistema inovador para eli...

Mulher encontrada morta a...

Dínamo organiza os 12ºs C...

Protocolos da Segurança S...

Acção de Especialização T...

Geminação Rio Sul - Viseu...

Comboio turístico volta a...

Encontro Nacional de Mini...

Arquivo

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

tags

todas as tags

Sobre a Jornalista
links
Visitas
blogs SAPO
subscrever feeds